O projeto

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) têm o potencial de ampliar o acesso à educação e de melhorar a qualidade e a eficiência de custos do ensino e aprendizagem na Europa. A forma mais eficaz para alcançar uma aplicação prática dos REA é através de cursos abertos massivos online (MOOC). Os MOOC são cursos on-line de grande escala e representam um dos mais recentes desenvolvimentos na educação aberta e no esforço contínuo para melhorar a qualidade, o acesso e a equidade na educação e formação.

Os MOOC podem ser aplicados a regimes de aprendizagem informal/formal ou não-formal e tornar a aprendizagem sempre presente. O projeto ECO vai concentrar-se em estender, a uma escala pan-europeia, as experiências de MOOC com maior sucesso na Europa, através de cursos piloto/teste e mostrando essas melhores práticas pela sua implementação em centros regionais de excelência em toda a Europa, avaliando os resultados, e divulgando as lições aprendidas com essas melhores práticas de aprendizagem em ambiente aberto e móvel.

O Projeto ECO usará as tecnologias mais atuais na implementação da plataforma agregadora de MOOC (com base nas plataformas e recursos individuais fornecidos pelos parceiros individuais no projeto), o que permitirá o desenvolvimento das atividades piloto combinadas e transfronteiriças em todos os centros envolvidos no projeto.

O ECO contribuirá para aumentar a sensibilização na Europa dos benefícios de recursos educacionais abertos para os cidadãos e as instituições europeias. O projeto vai demonstrar o potencial dos MOOC (cursos e comunidades) para diminuir ou eliminar as barreiras tecnológicas em processos de aprendizagem para utilizadores com necessidades especiais ou em risco de exclusão.

O impacto esperado do projeto ECO será ampliado, através da formação de professores que poderão criar os seus próprios cursos on-line, bem como outros recursos educacionais abertos, e distribuí-los através da plataforma de aprendizagem aberta que reúne todos os projetos-piloto. Este processo ampliará o impacto do projeto às suas respetivas comunidades. Assim, os cursos-piloto do projeto ECO irão prestar especial atenção à formação de professores no espaço Europeu.